HISTÓRIA DE MARIA SANTÍSSIMA


Origens

Maria Santíssima é um dos inúmeros títulos de Nossa Senhora, ou, Virgem Maria, Mãe de Jesus. Esse título, em especial, une o primeiro nome de Nossa Senhora, Maria, a um adjetivo: Santíssima. O adjetivo no “aumentativo” indica a importância e a diferenciação de Maria em relação a todos os outros santos. Ela é Santíssima porque é a Mãe do Salvador, Jesus, o Filho de Deus. Sendo criatura, humana, pela graça divina ela foi feita Mãe de Deus. Por isso é justo e correto chama-la de Santíssima.

Título antiquíssimo

O título “Maria Santíssima” é usado pelos cristãos desde o começo da Igreja, já no primeiro Século. Trata-se de um título que nasceu espontaneamente no meio do povo que, desde os primórdios da Igreja, reconheceu a santidade de Maria, Mãe de Jesus.

Os pais de Maria

Maria era filha de Joaquim e Ana, dois judeus praticantes que não puderam ter filhos na idade fértil. A Tradição diz que Maria foi concebida já na velhice de seus pais. Seu nascimento em condições extraordinárias é uma revelação profética sobre sua santidade.

História

Estima-se que Maria tenha nascido entre 22 e 20 a.C. e que, na época do nascimento de Jesus, teria entre quinze e dezesseis anos. Ela é citada como Mãe de Jesus várias vezes nos quatro Evangelhos. Esposa de José, ela é mencionada nos livros sagrados desde a concepção de Jesus até a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, presenciando a morte e ressurreição de seu Filho. 

Santíssima por ser escolhida de Deus

Maria é Santíssima, primeiramente, porque foi escolhida por Deus, antes de todos os séculos, para ser a Mãe do Salvador.
Santíssima por ser cheia da graça de Deus

Maria é Santíssima porque o Anjo Gabriel a chamou de “Cheia de Graça”. A palavra “anjo” significa “mensageiro”. O anjo é, então, mensageiro de Deus. Um anjo fala apenas aquilo que o Senhor Deus mandou que ele falasse. Ora, em Lucas 1, 28, o arcanjo Gabriel, quando aparece a Maria, fala o seguinte: “Ave, Maria, cheia de graça, o senhor está contigo.” Portanto, se o Arcanjo fala que Maria é cheia de graça e que o Senhor está com ela, significa que o próprio Deus está proferindo essas palavras. Assim, nesta passagem, o próprio Deus está afirmando que Maria é santíssima, cheia, plena da graça que Ele mesmo concede para o nosso bem, para a salvação dos homens e para a sua glória.

Santíssima por ter sido concebida sem pecado

Maria é santíssima porque foi “Concebida sem pecado”, por graça de Deus, em função da sua missão única. A concepção de Maria sem o pecado original era uma verdade de fé professada pelos cristãos também desde os primórdios da Igreja. Esta verdade se tornou um dogma de fé declarado pelo Papa Pio IX no ano 1854.

O dogma da Imaculada Conceição

O Papa Pio IX assim definição o dogma da Imaculada Conceição, através da Bula "Ineffabilis Deus":

“Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.”
Santíssima

Por tudo isso, podemos afirmar sem receio que Maria, a Mãe de Jesus, é santíssima. Ela foi preservada do pecado original e, por isso, nunca cometeu pecado algum. Ela não tem em sua vida a mancha do pecado, como todos os demais seres humanos. Isso não quer dizer que ela não teve liberdade e foi assim porque Deus a fez assim. Não. A santidade implica em liberdade. Ela foi concebida sem pecado. Porém, livremente, escolheu viver sua vida sem pecar, sentindo em sua alma pura, a força da plenitude da graça divina. Por isso, ela é Santíssima, feliz, cheia da graça de Deus e cheia de amor por todos os seus filhos. Esta senhora Santíssima é nossa Mãe. Tem cuidado, amor e carinho por cada um de nós.

Oração a Maria Santíssima

“Ó, Mãe Santíssima, Mãe de Jesus, o Santo dos Santos, Mãe de todos os santos, Mãe de todos os homens, olhai por nós, que somos pecadores, fracos e limitados. Intercedei por nós, seus filhos e guiai-nos no caminho da santidade. Tu que vivestes neste mundo sem pecar, peça a Deus que nos livre de todo o pecado, pois, o pecado é o pior de todos os males que podem nos atingir. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.”
HISTÓRIA DE MARIA SANTÍSSIMA HISTÓRIA DE MARIA SANTÍSSIMA Reviewed by Unknown on agosto 28, 2017 Rating: 5