BENEFÍCIOS QUE ALCANÇAMOS AO REZAR O ROSÁRIO


Benefícios que alcançamos ao rezar o Rosário e meditar os Mistérios


São Luís Maria Grignion de Monfort aponta os benefícios e razões para que nos animemos a abraçar a devoção ao Santo Rosário:

• Eleva-nos gradualmente no conhecimento cada vez mais perfeito de Jesus Cristo;
• Purifica nossas almas, lavando-as do pecado;
• Dá-nos vitória sobre nossos inimigos;
• Facilita-nos a prática das virtudes;
• Queima-nos com o Fogo do amor por Nosso Senhor;
• Enriquece-nos de graças e méritos;
• Supre-nos com o que é preciso para pagar nossas dívidas para com Deus e para co nosso próximo;
• Obtém todas as espécies de graças de Deus para nós.

A meditação do Rosário também é mencionada no Catecismo da Igreja Católica:

“A meditação põe em ação o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Esta mobilização é necessária para aprofundar as convicções da fé, suscitar a conversão do coração e fortalecer a vontade de seguir a Cristo. A oração cristã dedica-se, de preferência, a meditar nos «mistérios de Cristo», como na «lectio divina» ou no rosário. Esta forma de reflexão orante é de grande valor, mas a oração cristã deve ir mais longe: até ao conhecimento amoroso do Senhor Jesus, até à união com Ele."(Catecismo da Igreja Católica. Quarta Parte. Primeira Seção. Cap III. Artigo II. Item 2708)

Abençoado Rosário, que nos dá a ciência e o conhecimento de Nosso Senhor. Muito mais felizes são os fiéis católicos que cuidadosamente meditam na Vida, nas Virtudes, Sofrimento e Glória de Nosso Salvador, pois por este meio eles poderão ganhar o perfeito conhecimento daquele que É a vida eterna. “Ora a vida eterna é esta” (Jo 17,3).

A validade do Rosário e sua prática

Poderíamos então nos questionar: A oração e meditação do Rosário estão presentes nos dias atuais? Essa devoção continua válida?

Com certeza, para as duas perguntas, a resposta é sim.

É uma prática comum, comprovadamente presente em muitas ordens religiosas, frequentemente difundida por muitos Papas e sacerdotes, diariamente realizada por muitas famílias católicas, ou seja, o Rosário é uma devoção de pelo menos 8 séculos! E há diversos motivos que a justificam:

- O recente Diretório sobre piedade popular e liturgia do Vaticano (2002) destacou a importância do Rosário como uma das mais excelentes orações à Mãe do Senhor (n.197). Naquele mesmo ano, o Papa João Paulo II criava os Mistérios da Luz, que percorrem etapas da vida pública de Jesus (cf. Carta Apostólica 'O Rosário da Virgem Maria', n.21).

- O Concílio Vaticano II (1962-65) recomendou os exercícios de piedade para com Maria (Lumen Gentium, n.67), frase que, em 1966, o Papa Paulo VI interpretou com relação ao Rosário. Um dos frutos do Concílio foi a redação do Catecismo da Igreja Católica (1992/7), que reconhece como legítima expressão do culto mariano a oração do “santo Rosário” (n. 971; cf. 2678; 2708). Outro fruto é o novo Manual de Indulgências (1999), em que a Igreja concede graças especiais a quem rezar o terço, na qual se inclua uma prece na intenção do Papa (Concessões, n.17).

- Desde 1261 (Papa Urbano IV), os papas têm recomendado, em tom oficial ou pessoal, a oração do Terço do Rosário. O Papa Leão XIII, considerado o Papa do Rosário, nos legou pelo menos 45 documentos sobre o tema. O Papa Bento XVI recomendou que os mistérios do Rosário sejam acompanhados por breves trechos da Bíblia (Exort. apost. Verbum Domini, 2010, n.88).

- Na vida dos santos e santas é muito presente a oração do Terço mariano. S. Luís M. G. de Montfort praticava e promovia essa devoção, afirmando: O Rosário é uma grande coroa de Rosas. S. Maximiliano Kolbe dizia: "Quantas coroas, tantas almas salvas. Aprendemos com eles que rezar o Terço é um dom do Espírito Santo, como escreve Jean Lafrance ('O Terço do Rosário').

- Rezar o terço é uma ótima escola de oração, sobretudo em grupo, pois através dela nos exercitamos na oração vocal e mental, bíblica e devocional. Quantos benefícios (paz, proteção, perseverança etc) homens e mulheres, de todas as raças e condições, têm colhido nestes 8 séculos.

S. Josemaria Escrivá nos lembra do pedido de Nossa Senhora de Fátima para que usemos dessa arma poderosa para sermos protegidos do mal (pecado), para alcançarmos o Céu (salvação) e para alcançarmos grandes graças (benesses da 'onipotência suplicante') nesta vida e na outra, pois ela é o pescoço por onde passam todas as graças e benesses de Nosso Senhor em seu corpo místico, sua Santa Igreja.

“O Rosário é o meio que nos dá a Virgem para contemplar a Jesus e, meditando sua vida, amá-lo e segui-lo sempre fielmente." (Papa Bento XVI)

BENEFÍCIOS QUE ALCANÇAMOS AO REZAR O ROSÁRIO BENEFÍCIOS QUE ALCANÇAMOS AO REZAR O ROSÁRIO Reviewed by Unknown on outubro 24, 2017 Rating: 5